quarta-feira, 31 de março de 2010

Record News

Bom dia!!!
Ontem fui convidada para participar do programa "Estilo e Saúde" da Record News.

Vai ao ar nessa segunda-feira, dia 5, às 8:30h e vamos falar bastante sobre Ração Humana!

Não percam!!!!



segunda-feira, 22 de março de 2010

Quinua e Amaranto: alternativas para uma alimentação saudável!!!

Você conhece a Quinoa e o Amaranto???

QUINUA

Quinua ou Quinoa é uma planta da família do espinafre, originária da região dos Andes, utilizada pelos Incas. Possui alto valor nutritivo, sendo rica em aminoácidos e carboidratos, além de conter fibras, ômega 3, sais minerais (cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, sódio, zinco, cobre e manganês) e vitaminas (B1, B2, B3, E).
A quinua é rica em ômega 3 e 6, essas gorduras do bem ajudam na redução do colesterol ruim, o LDL. Cada grão tem 20 aminoácidos diferentes e entre eles a lisina, aminoácido que ajuda a fortalecer a imunidade e a melhorar a capacidade da memória. Já as proteínas, também contidas no cereal, podem auxiliar na elasticidade das fibras musculares e na recuperação de músculos, tecidos e células. Além disso, a quinua contém fitoestrógenos (hormônios vegetais) que ajudam a amenizar os sintomas da TPM e menopausa.

Pode ser consumido por crianças, grávidas, lactantes, atletas, idosos, adultos e jovens, vegetarianos restritos, celíacos (que são intolerantes ao glúten presente na farinha de trigo) e populações carentes de países pobres, ou seja, não tem contra indicação.

Ela é encontrada em diversos tipos: grãos, flocos, farinha e até macarrão, a quinua pode ser utilizada em várias receitas e de diversas formas de preparo. Os grãos, podem ser utlizados em saladas, bolinhos com legumes ou cozidos da mesma forma que o arroz, podendo substituí-lo. Já os flocos podem ser consumidos no café da manhã, acompanhando frutas, leite, iogurtes, vitaminas. As farinhas podem fazer parte das receitas de massas, pães, bolos e tortas. Além disso, a sua imaginação é indispensável para criar receitas e agregar esse alimento ao seu dia-a-dia da forma que achar mais agradável.

Mesmo sendo um alimento tão completo, não podemos nos esquecer dos outros cereais, como o arroz, o trigo, o milho, a aveia, entre outros que são tão importantes quanto a quinua.

AMARANTO:

É pouco conhecido no Brasil, é chamado de feijão dos Andes. É um arbusto que pode atingir até 2 metros de altura, com folhas grandes e panículas (tufos semelhantes às espigas) que concentram as sementes. Ele possui aproximadamente 15 % de proteínas, valor superior aos cereais mais comuns, como milho, arroz e trigo. Esse alimento estimula a recuperação e o ganho de massa magra, sendo uma ótima opção para atletas, praticantes de atividade física e idosos.

O amaranto é rico em cálcio biodisponível, que é melhor absorvido pelo organismo, ferro, zinco, magnésio, fósforo, vitaminas A e C e fibras. Elas ajudam na redução dos níveis de colesterol no sangue e auxiliam na perder peso, pois os flocos naturais de fibra reduzem o apetite. Além disso, apresenta ação antioxidante, contribui para a melhora do funcionamento do sistema imunológico.

É recomendado para crianças, lactantes e mulheres na fase de amamentação, celíacos, intolerantes à lactose, pois não contém glúten, lactose ou outras substâncias alergênicas em sua composição.

O amaranto quase não tem gosto. A farinha pode ser usada em inúmeras misturas, podendo ser adicionado em qualquer preparação. O grão pode ser consumido com fruta, iogurte, leites, e pode ser usado como ingrediente para preparação de pães, bolos, doces, sopas. A semente, quando aquecida, estoura como pipoca e está sendo utilizada para a criação de barras de cereais, musli (mistura de cereais), pães, bolachas e saladas. As folhas podem ser cozidas como a couve.

Esses 2 alimentos possuem alto valor nutritivo e podem ser usados em todas as preparações! O interessante é usar um alimento de cada vez, intercalando-os. Fazendo isso, sua alimentação estará mais completa, sua saúde agradece !!

Me escreva!

Beijosss

quinta-feira, 18 de março de 2010

Chá Verde X Chá Vermelho X Chá Branco, qual a diferença entre eles???

Você sabe as diferenças desses 3 tipos de chás???

Antes de mais nada, o chá é uma bebida amplamente utilizada, uma das bebidas mais populares do mundo, perdendo apenas para a água como a bebida mais consumida no mundo. Esta cultura existe por diversas razões, entre elas, os benefícios que traz a saúde e suas importantes propriedades fisiológicas dada pela presença de substâncias como os flavonóides.

A composição das folhas do chá depende de uma variedade de fatores, incluindo clima, estação, processo utilizado na horticultura, além do tipo e idade da planta.

Dicas: Não armazene por muito tempo, pois ocorre perda dos compostos nutricionais. A proporção de água e ervas deve ser a seguinte: para cada litro de água, quatro colheres de sopa de erva fresca ou duas colheres de erva seca. Deve-se consumir entre as refeições para não interferir na biodisponibilidade de nutrientes provenientes das grandes refeições.

CHÁ VERDE

O chá verde é rico em polifenóis, principalmente catequinas.Ele não sofre fermentação durante o processamento e deste modo retém a cor original de suas folhas, é amplamente consumido em países da Ásia. Entre uma variedade de efeitos benéficos à saúde atribuídos ao consumo do chá verde, grande atenção tem sido focalizada no seu efeito na redução da gordura corporal.

O chá verde contém componentes polifenólicos, que incluem flavanóis, flavandióis, flavonóides e ácidos fenólicos, que totalizam cerca de 30% do peso seco das folhas.

As doses de chá verde que surtem tais efeitos variam largamente, mas tipicamente ficam em torno de 3 copos por dia.

A ingestão de catequinas reduz a gordura corporal, estas contribuem para a prevenção de várias doenças relacionadas ao estilo de vida, particularmente a obesidade. A combinação da ingestão das catequinas com exercícios físicos regulares, a utilização da gordura corporal como fonte de energia poderá ser maior, devido à estimulação do metabolismo lipídico no fígado ou no músculo esquelético, locais onde estão aumentadas as oxidações dos ácidos graxos livres.

Benefícios: diminuição de gordura corporal, reduzir riscos de desenvolver diabetes e dislipidemia, aumenta termogênese, reduz o apetite, diminui a ingestão alimentar.

As altas doses podem causar efeitos adversos significantes pelo conteúdo de cafeína, especificamente palpitações, dor de cabeça, insônia, complicações gastrointestinais e vertigem. Alguns estudos recomendam que ingestão diária de cafeína seja em doses moderadas (até 300mg/dia).

A Associação Americana de Dietética sugere o consumo de 4-6 xícaras de chá verde ao dia, a fim de obter os efeitos benéficos do chá verde à saúde, como na prevenção de certos tipos de câncer.

Com o objetivo de diminuir a gordura corporal é mportante aliar o consumo do chá verde a um plano alimentar equilibrado, além da prática freqüente de atividade física, consideradas condutas favoráveis para acelerar o metabolismo energético.

CHÁ VERMELHO

O chá vermelho é produzido na província de Yunnar na China e é consumido em grande quantidade pelo povo chinês. É originário da mesma fonte do chá verde, branco e preto, - da planta Camelis Sinensis, conhecido também como pu-erh, que significa chá envelhecido e recebe esse nome pela diferença no modo como é processado em relação aos outros chás.

O tempo de colheita e a secagem são semelhantes para todos os chás provenientes da Camellia sinensis. A principal diferença entre eles é o grau de fermentação, que no caso do chá vermelho merece destaque pelo tempo que este fica armazenado.

As etapas do processamento do chá vermelho são: eliminação das enzimas; mistura das folhas (em busca de refinamento do aroma do chá); secagem; fermentação, onde ocorre a coloração característica; separação das folhas e preparação do chá vermelho; e por fim o armazenamento. Uma vez armazenado, mantêm-se o chá em barris por dez anos ou mais. Assim como a cultura do vinho, acredita-se que quanto mais longo o período de conservação, melhor a qualidade, o sabor e a fragrância.

Os benefícios são: efeitos antioxidantes, anticancerígenos, melhorar a flora bacteriana no intestino, reduz o nível de colesterol, da pressão arterial, e da glicemia, ajuda no combate da formação de placas de gordura nas paredes das artérias, previne contra o envelhecimento e até mesmo o câncer. Por conter um ácido, GABA (gama-aminobutírico), ele age como um relaxamente e ajuda no sistema imune.

Quando aliado a uma dieta saudável e balanceada, o chá vermelho pode trazer benefícios para a saúde, e portanto, ser mais uma ótima forma de ingerir líquidos.

CHÁ BRANCO


O chá branco também é proveniente da Camellia sinensis, a mesma planta que origina o chá verde, preto e oolong. Esta se destaca por apresentar alta concentração de polifenóis - substâncias com poder antioxidante, que auxilia no controle do colesterol, na melhora do sistema circulatório, regeneração da saúde da pele e na prevenção de diferentes tipos de câncer. É denominado chá "branco" porque é produzido a partir dos brotos da planta, que estão cobertos com os chamados “cabelos brancos prateados”.

É produzido com as plantas da região de Fujian e sua matéria prima é composta pelas folhas e brotos, consideradas as partes mais nobres da planta, que são cuidadosamente escolhidas. A colheita deste chá acontece em apenas dois dias do ano, entre os meses de abril e maio, e seus brotos devem ser protegidos do sol, para que não desenvolvam a clorofila e assim não possam oxidar.

O chá branco contém uma quantidade de polifenóis superior ao chá verde. Outros constituintes, como a cafeína, está presente em níveis mais altos no chá branco. Além disso, o chá branco contém níveis maiores de catequinas em relação aos outros chás e pode proteger contra o câncer de pele protegendo as células de pele dos efeitos maléficos da luz do sol.

Pesquisas relacionadas ao chá branco mostram que se trata de um alimento com grande potencial nutricional que pode atuar de forma positiva na saúde e na prevenção de doenças.

Dúvidas??

Um beijo,

segunda-feira, 15 de março de 2010

Linhaça marron e dourada, qual escolher???

Você a diferença entre linhaça MARRON e a DOURADA?


A linhaça é originária da Ásia e é cultivada em todo o mundo. É uma planta que varia de 30cm a 130cm de altura, apresenta talos eretos, folhas estreitas e flores de coloração vermelha, azul, ou branca. O fruto consiste de uma cápsula redonda de cor amarronzada da qual saem as sementes, brilhantes e planas.

As sementes apresentam dois tipos – marrom e dourada. A marrom é cultivada em regiões de clima quente e úmido e a dourada, em regiões frias.

Linhaça Marrom:

• é cultivada em regiões de clima quente e úmido;

• são utilizados agrotóxicos,

• é um produto cultivado no Brasil, no Rio Grande do Sul.




Já a Linhaça Dourada:

• é cultivada em regiões frias,                                                     

• não se utiliza agrotóxicos no seu plantio,  

• é produzida no Canadá e no norte dos Estados Unidos.    


Ambas possuem ômega 3, ômega 6 e ômega 9, são uma boa fonte de proteína vegetal, vitaminas e minerais, contêm boa quantidade de fibras, além disso, gerarão os seguintes benefícios:

• Ajuda na prisão de ventre,

• Diminui o colesterol,

• Favorece o controle dos níveis de açúcar no sangue,

• Previne a obesidade,

• Aumenta o poder da saciedade,

• Ajuda a regular a pressão arterial/freqüência cardíaca,

• Ajuda na diminuição dos sintomas da menopausa e da TPM,

• Diminui a retenção de líquidos,

• Reduz o risco de inflamações (gastrites, meningite, hepatite, artrite e etc);

• Auxilia na redução do peso.

A linhaça possui lignanas na sua composição, estas são fitoestrógenos presentes nas paredes celulares dos vegetais que apresentam propriedades antioxidantes e anticarcinogênicas. Por serem semelhantes ao estrogênio, as lignanas podem ter efeito na menopausa e diminuir o risco de câncer de mama.

Pode ser consumida em grãos inteiros ou moídos, pode ser adicionada nas refeições, nas saladas, nas frutas, iogurtes, nos pães, em bolos, barras de cereais. Além disso, pode ser consumida em produtos derivados da linhaça, como óleos, farelo, goma, enfim, aonde desejar. O recomendado é consumir uma colher de sopa por dia, podendo ser a qualquer hora do dia!

Para se obter mais benefícios nutricionais, é recomendável ingerir a linhaça moída, do que a semente inteira, que é difícil de ser digerida. Uma alternativa para quem utiliza o grão da linhaça é passá-la em um processador ou liquidificador na tecla pulsar, para que não vire pó. Depois, guarde-a na geladeira, em um vidro limpo e seco bem fechado e deve ser consumida em mais ou menos uma semana. Desta forma, a utilização será ainda melhor.

Espero que essa matéria tenha sido esclarecedora!!

Ficou alguma dúvida??

Beijossss

segunda-feira, 8 de março de 2010

Barra Pesada!!

Hoje vamos falar um pouco das Barrinhas de Cereais.

Hoje em dia elas estão disponíveis em diferentes tipos, marcas, sabores e composição nutricional no mercado. Em média, elas possuem de 70 a 120 kcal cada uma. Esses valores variam de acordo com os ingredientes compostos em cada uma. As barras em geral oferecem um conjunto de nutrientes, sendo considerada uma refeição (lanche) saudável. Todo mundo associa a barrinha de cereal como sendo algo super saudável e necessário comer, certo????

O que muitas pessoas não sabem é que a grande maioria dessas barrinhass contêm Glucose de milho. Para quem não sabe glucose são: carboidratos simples que fornecem energia imediata, encontrados em frutas e sucos.

Porém, esses carboidratos dificultam a perda de peso, pois, após serem ingeridos, são absorvidos rapidamente pelo organismo, e fazem os níveis de açúcar no sangue aumentarem com uma velocidade acelerada, ocorrendo assim, a liberação da insulina que consegue colocar os carboidratos para dentro das células de gordura e músculos. Essa liberação de insulina previne que o corpo utilize a gordura armazenada por causa do excesso de açúcar presente no sangue, dificultando a perda de gordura.

Além disso, a glucose pode trazer outros malefícios para a saúde, como o risco para a obesidade. De acordo com o chefe do departamento de nutrição da Harvard School of Public Health, Dr. Walter Willett, o consumo a longo prazo de bebidas açucaradas, que são adoçadas com xarope de glucose de milho concentrado, pode duplicar o risco de obesidade. Parte deste risco vem das calorias extras, parte é devido ao alto teor de glucose nas bebidas.

Outros malefícios:

• Aumento dos níveis de gordura visceral (aquela da barriguinha), o tipo de gordura que se armazena em volta dos órgãos;

• Menor sensibilidade à insulina, um dos primeiros sinais da diabetes;

• Aumento de produção de gordura no fígado;

• Aumento do nível de colesterol do tipo LDL (colesterol “mau”);

• Aumento do nível de triglicerídios;

• Diminuição da tolerância à glucose;

• Produção de altos níveis de insulina;

Esses dois últimos itens mostram sinais precoces da diabetes.

Quando a glucose é consumida, ocorre uma série de reações no organismo que permitem que esta seja utilizada como energia e há um aumento da produção de leptina, hormônio que ajuda a controlar o apetite, junto com um aumento de armazenamento de gordura. Entretanto, a grelina, um hormônio do estômago, é reduzida, o que ajuda a diminuir os níveis de fome.

De acordo com Peter Havel ,da Universidade da Califórnia, "O xarope de glucose não estimula a secreção de insulina. Isto sugere que o consumo de grande quantidade de xarope de glucose tem o mesmo efeito que o consumo excessivo gordura, podendo contribuir para o aumento de peso."

Ou seja, cuidado com a ingestão excessiva de glucose nos alimentos, verifique se a presença dele nos alimentos. limite o consumo de refrigerantes e outras bebidas e alimentos açucarados.

Como havia dito, muitas barrinhas que estão no mercado contêm esse carboidrato, entre elas: Nutry, Trio, Neston, entre outras.

As que não contém glucose são: Mãe Terra e Nature Valley. Aproveite!!!!!

Este texto foi elaborado por Dra Fernanda Granja e pela estagiária de Nutrição e Marketing da São Camilo, Fabi Minami. 

quinta-feira, 4 de março de 2010

Açúcar X Adoçante - Qual escolher???

Boa tarde pessoal!!


Fui ontem no "Nosso Programa" da RIT TV para falar sobre a polêmica Açúcar ou Adoçante, qual escolher?? Pena que não tenho o vídeo do programa para disponibilizar pra vocês, pois foi ao vivo, mas vou tentar colocar resumidamente o que foi discutido lá! Foi bem legal e vários telespectadores ligaram pra tirar suas dúvidas, então espero que consiga fazer o mesmo aqui!


Vamos às definições!

Açúcar é o produto obtido comercialmente a partir de cana-de-açúcar ou de beterraba, que serve para adoçar os alimentos e bebidas como pães, bolachas, sucos, refrigerantes, etc.
Adoçante é um produto químico que também serve para adoçar e que geralmente vem do petróleo ou de alguma reação química. Existem adoçantes sintéticos e os naturais:
  • Sintéticos: Acessulfame-K, Aspartame, Ciclamato e Sacarina
  • Naturais: Stévia, Xilitol, Sucralose e Frutose
O açúcar é muito bem vindo ao organismo, pois ele é a única fonte de energia que utilizamos. Tudo o que você ingere no final no seu metabolismo, vira açúcar, ou seja, mesmo que você consuma uma carne por exemplo ou uma outra fonte de proteína, no final das contas, ela vai virar açúcar dentro de você!
Por isso, precisamos tomar tanto cuidado com o açúcar. Não é que ele seja o grande vilão da história, o problema é que consumimos geralmente açúcar demais. E é isso que faz mal...

O excesso pode causar:
diabetes
esteatose hepática não alcoolica (fígado gorduroso sem a presença de álcool)
falência do pâncreas e consequentemente falta de insulina
resistência à insulina
excesso de cortisol
acelera o envelhecimento por excesso de radical livre
fermenta o sistema digestivo produzindo gases e má digestão, atrapalhando a absorção de nutrientes (podendo agravar queda de cabelo, unhas fracas, infertilidade)
aumenta a acidificação do sangue, que causa envelhecimento precoce das células, desencadeando ao longo dos maus hábitos as desarmonias metabólicas ou doenças.

Explicando melhor essa questão do cortisol, o que acontece é o seguinte: o excesso de açúcar no organismo é um tipo de stress, e toda vez que o organismo stressa libera um hormônio protetor, que é o cortisol. O problema é que quando há cortisol em grande quantidade (e quem não vive em stress hoje????), há o aumento da gordura corporal. Por isso acumulamos tanta gordura sem motivo aparente e por isso tantos médicos falam que stress engorda! E engorda mesmo!!!!!

Já o adoçante, por ser um produto químico, também faz seu organismo stressar e liberar cortisol. Outro problema é que as nossas células não reconhecem o adoçante como glicose. Por não ocorrer esse reconhecimento pelo organismo, na próxima refeição haverá um aumento na ingestão de carboidratos como: pão, macarrão, bolachas, ou seja, a pessoa acaba comendo mais do que deveria sem necessidade.

Conclusão: O ideal é fazer o rodízio de açúcares ou seja, ingerir açúcar, açúcar demerara, açúcar mascavo, frutose, stévia e intercalar as marcas de adoçantes. Nunca opte por único produto, utilize vários tipos no mesmo dia ou na mesma semana. Se possível não adoce com nada, vocë só tem a ganhar com isso!!

Ficou alguma dúvida???

Beijossss

terça-feira, 2 de março de 2010

Novo conceito em adoçar os alimentos

Aí vai uma dica para quem gosta de novidades e busca uma alimentação saudável:


Extrato de Agave!
Agave é uma planta originária do México que seu extrato pode ser usado como substituto do açúcar. É um alimento orgânico, não altera o sabor dos alimentos e seu gosto é muito parecido ao açúcar. Seu poder adoçante é 3 vezes maior que o açúcar comum e por isso não é necessário utilizá-lo em grandes quantidades.

Além disso, por ter menos calorias, ajuda no emagrecimento.

COMO E ONDE USAR:
- Como adoçante: para adoçar 250 ml de suco, substitua 1 colher de sopa de açúcar (15 g) por 1 colher de chá de extrato de agave (5 g).

- Potencializador de sabor: realça o sabor de outros ingredientes como frutas e sucos. Amasse uma banana ou cozinhe maçãs e peras, e adoce com um fio de extrato de agave.

- Na culinária: pode ser usado no dia a dia para adoçar cafés, chás, sucos, assim como sobremesas, waffles, pães, panquecas, bolos e outros quitutes.

- Consistência: o extrato de agave é menos viscoso e dissolve mais facilmente que o mel ou o melado.

Por ser de baixo índice glicêmico, é permitido o uso para diabéticos e contém 3,3 calorias por grama. É mais doce que o açúcar comum, além disso, é rico em minerais como ferro, cálcio, potássio e magnésio.

E para quem quer usar e precisa de uma receitinha básica:

Pudim de Sagu com Côco com extrato de Agave

Ingredientes:
1/3 xícara sagu
2 1/2 xícaras de leite de coco
1 colher de sobremesa de Extrato de Agave

Creme de coco:
1 xícara de leite de coco
2 colheres de sobremesa de Extrato de Agave
1 colher de chá de agar-agar (gelatina)
1 pitada de sal marinho

Mode de Preparo:
Misturar o sagu, o leite de coco e o Agave em uma panela grande.
Deixar descançar por 20 minutos.
Levar ao fogo médio até começar a ferver, abaixar o fogo e mexendo sempre deixar cozinhar por 15 minutos ou até o sagu ficar translúcido.
Colocar a mistura em 4 potes de sobremesa e deixar esfriar. Refrigerar por 1 hora.

Para preparar o creme de coco:
Misturar o leite de coco, o extrato de Agave , o agar-agar e a pitada de sal em uma panela pequena.
Deixar descansar por 30 minutos. Levar ao fogo, mexendo sempre, por aproximadamente 10 minutos. Colocar a mistura sobre o sagu. Refrigerar por aproximadamente 1 hora. Servir decorado com coco ralado.

Se tiver dúvidas escreva!

beijosssssssss


segunda-feira, 1 de março de 2010

Record

Olá!!

Participei de duas entrevistas na rede record semana passada! A primeira foi sobre "Ração Humana" (é claro!!!!) e a segunda sobre "Meninas Adolescentes que Tomam Remédio Para Emagrecer" em que eu dei algumas dicas para não furar a dieta!

Para assisitir é só clicar:
http://videos.r7.com/saiba-o-que-e-a-racao-humana/idmedia/e192627be9c0124cb96fba503d6a8c52.html





 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
  E clique mais uma vez:


http://videos.r7.com/adolescentes-tomam-remedios-para-emagrecer-e-arriscam-a-saude/idmedia/7726d270ca614f2ec0690280628e5800.html






 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Espero que seja útil!!!