quarta-feira, 27 de abril de 2011

Você Bonita - Tempero Verde e Sal Verde

Conforme prometido no programa anterior, voltei ao Você Bonita da Tv Gazeta, para dar a receita do tempero verde e do sal verde. São duas receitas ótimas e que servem para temperar suas preparações culinárias, sem precisar abusar do sal. Pena que foi muito rápido, eu só consegui ensinar duas das três receitas. Mas fique tranquilo, porque é beeeem fácil a última receita. É ideal para quem quer controlar melhor a pressão ou até mesmo para manter a saúde e não sofrer com inchaços e pernas doloridas (mulheres que o digam, né??).

As três receitas já foram postadas aqui no blog e o vídeo da entrevista passada, sobre os malefícios do sal, você pode ver aqui. Os benefícios de cada erva, você confere na íntegra nesse post!
E vamos a eles!!


Agradecimentos Mundo Verde Moema
O vídeo já tá na rede!





Manjericão seco

Fonte de minerais como cálcio, fósforo e ferro, vitaminas do complexo B, além de vitaminas A e C.

O manjericão auxilia no processo de digestão, é excelente para aliviar os gases, azia e dores de cabeça conseqüentes de uma alimentação pesada.

Tem ação diurética, auxilia no combate às dores reumáticas, afasta a fadiga e faz bem para a pele, também é bom para tosses, resfriados, vômitos, aftas, mau hálito e tem sido bastante utilizado pelas nutrizes que fazem compressa nos mamilos doloridos.

Uso culinário: Pode ser utilizado no preparo de pizzas, saladas, massas, molhos, sopas, e como tempero de carnes e frutos do mar ensopados.

Como o seu aroma é destruído pelo cozimento, as folhas devem ser acrescentadas no final da preparação.

Salsinha
Rica em vitaminas A e C.

Tem ação diurética, ajuda a aliviar as dores no estômago e a eliminar os gases que causam desconforto, possui altas concentrações de antioxidantes, combatendo o envelhecimento e reduz o risco de doenças cardiovasculares, pois impede a formação de trombos e coágulos que podem entupir os vasos e causar derrames.

Uso culinário: Usada em saladas, sopas, molhos e temperos em geral.

Folhas de louro
Rica em minerais como potássio, cálcio, magnésio e fósforo, vitamina B6, ácido fólico e vitamina C.

Auxilia no processo digestivo, auxilia em casos de gripe, bronquite e outras afecções do aparelho respiratório, atuando como um expectorante natural.

Tem ação diurética, ajuda a regular a menstruação e também é ótimo contra a ansiedade e o stresse por ter efeito relaxante.

Uso culinário: Utilizado em molhos e tempero em geral, sopas, marinadas de carnes, caldos de peixe, e recheios.

Alecrim
Tem efeito expectorante, diurético, desintoxicante, antifúngico, e antiinflamatório, além de ter ação antioxidante e anticarcinogênica. Ainda auxilia no alívio das cólicas menstruais, redução dos processos inflamatórios da artrite reumatoide e da perda progressiva da memória relacionada à idade.

Uso culinário: excelente em pratos com carneiros, sopas, assados, marinados, peixes e frutos do mar, e também molho de tomate italiano para peixe, patê de fígado, batatas cozidas, couve flor, espinafre, cogumelos, frutas, sucos e pães.

Cascas de limão

Rica em um composto químico chamado d-limoneno que age induzindo a morte natural das células cancerosas e/ou inibindo o seu crescimento celular.

Porém a casca do limão também ajuda a combater a ansiedade, depressão, excesso de colesterol LDL (ruim) e auxilia no controle de ácido úrico.

Porém a fruta em um todo é rica em minerais como fósforo, cálcio e ferro e vitamina C.

A fruta ajuda fortalecer o sistema imunológico, que fica mais ativo contra agentes nocivos, contribuindo para a prevenção de gripes e outras doenças virais. Tem ação antioxidante, por possuir flavonóides, que previnem a ação radicais livres, evitando assim o envelhecimento precoce e para quem tem azia e gastrite, o limão contêm substâncias que auxiliam na digestão e ajudam no controle dessas doenças.

Uso culinário: Pode ser consumida cristaliza e também utilizada no preparo de bolos, biscoitos, pudins, mousses, chás, licores e sucos.

Coentro em grão

Auxilia em casos de diarréia e flatulência, facilita o processo digestivo, ajuda a disfarçar o mal hálito, e ainda age como um vermífugo natural.

Uso culinário: Pode ser utilizado em sopas, no tempero de carnes, preparo de patês, biscoitos, pães, bolos e variados pratos salgados.

Cravo

Ajuda a aliviar sintomas da menopausa, a proteger contra aterosclerose e a diminuir o colesterol, auxilia no combate a resfriados e dores de garganta e dente também tem ação no alivio de cólicas digestivas, gases e diarréia.

Uso culinário: Usado no preparo de chás, doces como geléias e compotas, pães, marinados, assados de porco, molhos e "chutneys".

Mostarda em grão
Fonte de vitamina B3, minerais como fósforo, magnésio, manganês, ferro, cálcio, selênio e zinco.

O selênio tem ação antioxidante ajudando a neutralizar os efeitos do envelhecimento, fortalece o sistema imunológico e ajuda a regular o funcionamento da glândula tireóide. O zinco participa na cicatrização de feridas e melhora a percepção do paladar e olfato.

Uso culinário: é utilizada principalmente no tempero de peixes e carne de porco e em saladas.

Pimenta do reino branca em grão
Contêm minerais como cálcio, fósforo, sódio, potássio e magnésio.

Possui substâncias que provocam a liberação de endorfinas, verdadeiras morfinas internas, analgésicos naturais extremamente potentes que o nosso cérebro fabrica. E quanto mais endorfina, menos dor e menos enxaqueca.

Auxiliam na melhora da digestão, estimulando as secreções do estômago, possui efeito antiflatulência. Estimulam a circulação no estômago, contribuindo para a cicatrização de feridas (úlceras), age como potente antioxidante (antienvelhecimento), e ainda pesquisas têm demonstrado potentes propriedades antiinflamatórias e anticarcinogênicas.

Uso culinário: A pimenta inteira é usada para moagem: moa a pimenta na mesa sobre a comida ou enquanto estiver cozinhando, mas também pode ser usada para cobertura em saladas, marinadas, picles, peixes, sopas, molhos e assados.

Alho (descascados na hora do preparo)
Contêm minerais como cálcio, fósforo, sódio, potássio e magnésio.

Importante papel na prevenção de doenças cardiovasculares, pois auxilia na redução do colesterol e triglicerídeos, impede a oxidação do LDL, inibindo a iniciação e progressão da aterosclerose, reduz o risco de câncer de próstata, fortalece o sistema imune e ainda contêm propriedades antimicrobianas.

Uso culinário: usado no tempero de carne bovina, suína, frangos e pescados, em patês, sopas, molhos, massas, saladas e recheios em geral.

Cebolinha verde
Contêm ferro e muitas vitaminas principalmente A e C.

Auxilia na digestão, no combate de gripes e resfriados e doenças em geral que acometem as vias respiratórias e ainda é um ótimo estimulante do apetite.

Uso culinário: Pode ser usada tanto crua, como cozida, no preparo de saladas, sanduíches, sopas e omeletes. Confere um sabor agradável em manteigas, queijos cremosos e patês, e também pode ser usada para decorar pratos prontos antes de serem servidos.

Cebola
A cebola tem poder antioxidante, é rica em alguns sais minerais o que a torna um bom diurético, ou seja, ajuda na eliminação de substâncias tóxicas. A cebola tem fator protetor contra doenças do coração por ativar reações enzimáticas que dissolvem coágulos e consequentemente a obstrução de artérias.

Uso culinário: Como tempero principalmente, mas também tem receitas que ela é a principal atração como cebola roxa recheada e cebola assada na churrasqueira.

Pimentão vermelho
Contêm fibras, vitaminas principalmente C e A, e minerais com destaque para o cálcio.

Suas propriedades ajudam no fortalecimento do sistema imune, tem ação antioxidante combatendo os radicais livres, auxiliam na manutenção da saúde dos ossos, na redução do colesterol e glicose sanguíneos e contribuem para o aumento da motilidade intestinal.

Uso culinário: Pode ser consumido cru, cozido, assado, recheado, em conserva, em saladas ou utilizado como ingrediente de diversas receitas como risotos, omeletes e recheios em geral.

Manjericão fresco
Possui diversos minerais como ferro, cálcio, magnésio e potássio, além de ser rico em vitaminas principalmente K, A e C e fibras.

Auxilia no alivio das cólicas menstruais e acalma os nervos, favorecendo o sono, estimula o aparelho digestivo, combatendo gases e prevenindo gastrites, melhora a saúde do sistema cardiovascular, pois estimula os músculos e vasos sanguíneos a relaxar, melhorando o fluxo sanguíneo e reduzindo o risco de arritmias cardíacas e por possuir flavonóides, possui efeito antioxidante, combatendo os radicais livres.

Uso culinário: Utilizado em recheios, macarrão, arroz, no tempero de carne bovina, suína, pato, lagosta, camarão, peixe, vitela, no preparo de pizza, saladas verdes, sopas, batatas, molho de churrasco, e por fim é indispensável no preparo do molho “ao pesto”.

Gengibre
Tem como principal nutriente o magnésio que ajuda no o funcionamento correto do sistema de defesas do corpo, prevenindo também infecções. O gingerol é o composto ativo que da o gosto picante ao gengibre além de ser antioxidante, antiinflamatório e ainda capaz de aliviar sintomas de enjôo e náuseas.

Uso culinário: gengibre inteiro é usado em picles, caldas, bebidas, molho teriyaki, conservas, chás, sendo seu uso indispensável no quentão. Se for moído pode ser utilizado em molhos, sopas, carneiro, porco, aves, chutney, conservas, saladas.

Hortelã
Conhecida por estimular o aparelho digestivo e ter propriedades anestésicas, a hortelã é rica em vitaminas C um poderoso antioxidante, vitamina A , cálcio que atua na formação óssea, e ferro.

Uso culinário: Sucos, saladas, tempero e chá.

Alho poró
Alho poró possui grande quantidade de mineral e fibras tem como destaque a vitamina C poderoso antioxidante. Protege contra o câncer de estômago e pode ajudar a reduzir o colesterol.

Uso culinário: Utiliza -se o talo para fazer tortas, quiche, saladas, cremes.

Coentro
As propriedades ficam nas sementes de coentro que tem caráter curativo, antiinflamatórias e atualmente nos EUA as sementes estão sendo estudadas pela sua capacidade de reduzirem o colesterol.

Uso culinário: A folha é utilizada como tempero é uma variedade enorme de pratos.

Azeite
O azeite de oliva contém ácidos graxos monoinsaturados principalmente o oléico (aquele mesmo do óleo de coco, ajuda na queima de gordura corporal , lembra que escrevi na portal Minha vida??) que é responsável pelo aroma, acidez e ajuda a manter os níveis de colesterol total dentro dos limites normais e aumenta os níveis de HDL (bom colesterol).

Uso culinário: Ele pode ser utilizado como tempero de preparações frias (saladas) ou como base de refogados e tempero de assados.

Sal marinho
O sal marinho é mais escuro e tem sabor menos salgado que o do refinado, é obtido através da evaporação da água do mar, o que o deixa mais puro. Além disso ele não passa pelo processo de refinamento mantendo os microminerais que são removidos durante o processo de refinação (aproximadamente 84 minerais).

beijossss

Making Off
Dra Fernanda Granja veste Lofty Style
http://www.blogdaloftystyle.com.br/



terça-feira, 26 de abril de 2011

Frutas Verdes - banana verde e outras curiosidades

Gente, amanhã vou no programa Você Bonita da Gazeta ensinar a receitinha do tempero verde (sem adição de sal) e do sal verde, que eu já falei   aqui. Espero vocês lá!!!



A Revista Pense Leve me procurou para falarmos um pouquinho das frutas verdes. Elas têm ou não benefícios? A banana verde é mais saudável mesmo?? Existem outras frutas "verdes" - leia-se não maduras, que são benéficas?

Vamos ao texto na íntegra!

Faltam estudos nesse área da alimentação, mas o que se sabe até agora é que existe perda nutricional quando ingerimos frutas não maduras, frutas consideradas verdes. Com excessão da banana verde e do coco verde. As frutas verdes contêm muito tanino, sendo que, quanto maior a quantidade deste componente, menor será a absorção de nutrientes, vitaminas e minerais. A exceção fica por conta da banana verde que, cozida antes do consumo, torna-se amido resistente e proporciona benefícios ao organismo.


Frutas roxas
Um estudo com amoras, mostrou que o nível de pigmentos antocianina, encontrados em frutas roxas como uva, amora, açaí e soja preta, que podem ter benefícios antioxidantes, aumentou consideravalmente quando passaram de pouco maduras a maduras demais. No entanto, os compostos fenólicos (outra classe de antioxidantes) diminuíram levemente.

Manga
Análises mostram que a manga é rica em vitamina A somente quando madura. Assim, hábitos como de comer manga verde com sal, não é tão benéfico para a saúde.

Goiaba e Tomate
Tanto a goiaba quanto o tomate são rico em licopeno, antioxidante poderoso para a saúde da pele e da próstata. O ideal de consumo é nem muito verde, nem muito maduro, pois em ambos os casos perdem o sabor rapidamente e seu valor nutritivo diminui.

Limão
O limão quando muito maduro apresenta menos suco e consequentemente menos vitaminas e minerais. O ideal é conumí-lo no ponto.

Azeitona
A azeitona madura, esmagada, pode ser aplicada topicamente e tem efeito antiinflamatório eficaz. A preta é considerada laxativa.

Coco
O valor nutritivo do coco varia de acordo com seu estágio de maturação. Quando verde, tem bastante água (famosa água de coco) e a polpa é branca e de consistência gelatinosa, que pode ser ingerida com o auxílio de uma colher para raspá-la. Já o fruto maduro, tem pouca água e a polpa é branca e mais consistente. Quanto mais maduro, mais óleo apresenta, sendo muito útil na extração do óleo de coco.

1. Coco Verde

Estudos preliminares sobre a água de coco verde relatam a presença de componentes semelhantes ao estrógeno. Este estudo demonstrou que a água de coco poderia ter positivas implicações futuras na prevenção e tratamento do Alzheimer em mulheres menopáusicas.

Além disso, o coco verde e, principalmente a sua água, podem auxiliar em situações de vômitos, diarréia e desidratação e ainda ajudam a repor as energias.

2. Coco maduro
A partir do coco maduros, podemos obter o  óleo de côco e a   farinha de côco, ambos com vários benefícios ao organismo. Encontramos boas quantidades ferro, cálcio, sódio, e proteína, além de conter baixa quantidade de gordura. Encontramos também o TCM (Triglicerídeo de Cadeia Média), que não é armazenada como forma de gordura por ser facilmente absorvido, e com isso “obriga” o organismo a utilizar a gordura acumulada como fonte de energia, sendo indicado para atletas ou pessoas que queiram diminuir a quantidade de gordura corporal.

O ácido láurico, ácido graxo de cadeia média, que, no corpo humano se transforma em monolaurina, está presente na fruta e no óleo de coco. Encontrando também no leite materno, ele tem a função de exercer forte ação antibacteriana, antiviral e antiprotozoária, combatendo vários microorganismos maléficos ao ser humando, como Cândida albicans, Citomegalovirus, Clamídia, Estreptococos, Giárdia, Helicobacter pylori, Herpes, ect .

Além do ácido láurico, o coco contém ácido cáprico, que se transforma no organismo em monocaprina, um composto também com propriedades antimicrobianas e antiviral.

Banana Verde
Considerada um alimento funcional, a Banana Verde, indicada também para melhorar sua digestão, quando cozida, apresenta vários benefícios que estão sendo estudados:

• Alto conteúdo de amido resistente

O amido resistente é similar à fibra alimentar que não é digerida nem absorvida pelo intestino delgado. Assim, no intestino grosso ele é fermentado, produzindo substâncias que servem como fonte de energia para produção de bactérias benéficas do nosso intestino. Essas bactérias tem a capacidade de manter a integridade da mucosa do nosso intestino, que é responsável pela absorção adequada dos nutrientes e pela barreira da entrada de substâncias maléficas. Desta forma o consumo de banana verde auxilia no bom funcionamento do trânsito intestinal, evitando episódios de diarréia ou constipação, além de evitar o desenvolvimento de câncer de intestino. Você pode potencializar a saúde do seu intestino com a biomassa de banana verde.

Estudos indicam que o consumo de amido resistente também atua na redução do colesterol, pela redução de sua produção pelo fígado, e pelo aumento da sua eliminação pelos ácidos biliares. Desta forma, a banana verde pode também ter uma importante função na prevenção do desenvolvimento de doenças do coração.

• Baixo índice glicêmico

Um alimento tendo baixo índice glicêmico, faz com que a sua digestão e absorção seja mais lenta, assim a quantidade de glicose liberada no sangue é mais lenta também. Isso contribui então para a prevenção do desenvolvimento de diabetes, e ajuda aqueles que já tem o diagnóstico de diabetes, pois controla a glicemia no sangue, além do acúmulo de gordura corporal, devido ao aumento da saciedade promovido pelo amido resistente.

A banana verde na forma cozida é apropriada ao preparo de subprodutos como a biomassa e a farinha de banana verde, que são utilizadas para a confecção de bolos, biscoitos e outras massas, substituindo a farinha de trigo. Além disso, você pode adicionar a biomassa da banana verde em sucos de frutas e vitaminas. O preparo da banana verde é simples e pode ser feito em casa. Veja como preparar a biomassa:

1. Lave as bananas verdes com casca, uma a uma, utilizando esponja com água e sabão e enxágüe bem;

2. Em uma panela de pressão com água fervente (para criar choque térmico), cozinhe as bananas verdes com casca, cobertas com água por 20 minutos;

3. Desligue o fogo após os primeiros 8 minutos, e deixe que a pressão continue cozinhando as bananas;

4. Espere o vapor escapar naturalmente. Não force o processo abrindo a panela debaixo da torneira, por exemplo;

5. Ao término do cozimento, mantenha as bananas na água quente da panela;

6. Vá aos poucos tirando a casca da polpa, que deve ser passada imediatamente no processador. É importante que a polpa esteja bem quente, para não esfarinhar;

7. Coloque a quantidade desejada da polpa cozida quentíssima no processador;

8. Processe até obter uma pasta bem espessa;

9. Se não for utilizar imediatamente, guarde a polpa em saco plástico. Essa polpa pode ser guardada por 3 a 4 meses no congelador, mas necessitará de um reprocessamento.

Abaixo segue um exemplo de uma receita saudável em que a biomassa pode ser adicionada:
Suco funcional:
- Suco de 1 laranja
- 1 folha de couve
- 1 colher de sopa de linhaça
- 1 colher de sopa da biomassa de banana verde

Bata os ingredientes no liquidificador e consuma este suco energético no café da manhã.

Farinha de Banana Verde
Descasque 12 bananas verdes (de qualquer tipo), coloque as frutas em 1 fôrma e leve ao forno baixo, preaquecido até secar. Mexa de vez em quando com uma colher de pau. Corte em rodelas e bata no liquidificador até triturar. Se quiser mais receitas de farinhas de vegetais e frutas, é só clicar aqui.

beijossss



segunda-feira, 25 de abril de 2011

Dicas Porto Alegre

No final de semana passado, fui para Porto Alegre a trabalho, mas não pude deixar de conhecer lugares legais. A Vera, nossa anfitriã e colega de trabalho do maridão, nos levou para conhecer o Bistrô Cacá Borges , que é um restaurante funcional delicioso. A mesa de saladas é enorme e a parte quente é bem gostosa também. Fiquei impressionada com o preço, porque em São Paulo um restaurante desse é carissimo! Então, adorei comer bem e comer barato!
Indico muito e se você for de Porto Alegre, ou estiver passando por lá, já sabe onde ir.


As fotinhas não ficaram tão boas, porque tirei do celular! Não podia deixar passar...


beijossss

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Tipos de Ovos de Páscoa Saudáveis

Fizemos um material bem legal sobre a páscoa! Aqui você vai finalmente descobrir qual o melhor ovo pra você, mesmo sendo diabético ou intolerante a algum alimento! Coloquei o texto na íntegra pra vocês!

O chocolate mais saudável de acordo com o perfil do consumidor

Nutricionista ensina a ler o rótulo dos produtos e indica o tipo certo para cada necessidade nutricional

Houve uma época em que o chocolate era considerado um dos grandes vilões da dieta e, principalmente as mulheres, tentavam evitá-lo a todo custo, para não comprometer a silhueta. No entanto, há algum tempo estudos comprovaram que o alimento traz benefícios ao organismo e sua má-fama foi deixada de lado. Porém, na hora de comprar a guloseima, muitas pessoas ficam em dúvidas sobre qual o melhor tipo para o seu perfil de saúde. Para que você faça uma compra segura, a nutricionista Fernanda Granja, especializada em nutrição funcional, nutrição pediátrica e fisiologia do exercício, preparou algumas dicas que ajudarão na escolha.

Como escolher?

O mercado disponibiliza um leque de opções, principalmente em épocas como a Páscoa, onde o consumo do produto aumenta consideravelmente. Para fazer uma boa escolha, antes de qualquer coisa, é necessário que a pessoa conheça suas necessidades alimentares. “Uma pessoa diabética deve escolher a versão diet e, de preferência, sem leite, ou seja, chocolates à base de soja. O leite pode atrapalhar os receptores de insulina, piorando a glicemia”, exemplifica Fernanda Granja.

A profissional conta ainda, que para os adeptos de uma alimentação saudável e equilibrada a melhor as melhores opções são as versões com mais de 60% de cacau, ou as com alfarroba. “Eles têm menor teor de gordura, de açúcar e mais antioxidantes. Isso se traduz em: redução de doenças cardiovasculares, pressão arterial, possíveis tumores e maior sensação de bem estar”, atesta.


Alternativa ao sabor amargo


Mesmo sabendo que quanto mais cacau, mais saudável é o chocolate, muitas pessoas não gostam de consumi-lo, pois não conseguem se acostumar com o sabor amargo do produto. Para não perder os benefícios, a nutricionista conta que a alfarroba é uma doce solução para o problema. “Trata-se de vagem comestível, semelhante ao feijão, marrom-escura e com sabor adocicado. A farinha de alfarroba, derivada da polpa da vagem torrada e moída, é utilizada para substituir o cacau nas preparações. Além dos nutrientes, ela não possui qualquer agente alergênico ou estimulante como a cafeína presente no cacau e possui um baixo teor calórico e alta quantidade de fibras naturais. Além disso, é liberada para os celíacos, já que não contém glúten”, completa.


CHOCOLATE PARA TODOS OS GOSTOS


- Soja: rica em proteínas de alto valor biológico, contém aminoácidos essenciais e poder antioxidante. O ovo de chocolate de soja é indicado para quem possui intolerância a lactose ou alergia a proteína do leite de vaca.

- Cacau: rico em polifenóis, o chocolate amargo é indicado para quem precisa cuidar da saúde. Ele protege o coração, equilibra a pressão arterial e ainda melhora a pele.

- Alfarroba: alimento com baixo teor de gordura e alto valor nutritivo por conter vitaminas B1, B2 e vitamina A. Indicado para quem é apaixonado por chocolate, mas se preocupa com a quantidade de gordura do cacau.

- Polidextrose: agente substituto do açúcar e gordura com baixo índice glicêmico e baixa digestibilidade, possui efeitos similares ao das fibras solúveis. Auxilia no controle do peso corporal e reduz risco de diabetes tipo 2. Indicado para quem esta em uma dieta com restrição ao açúcar e gordura.

- Whey Protein: proteína isolada do soro do leite, que auxilia no ganho de massa magra. A substância possui alto valor biológico e, estudos recentes mostram que elas possuem compostos que agem como antimicrobianos, anti-hipertensivos, reguladores da função imune e dos fatores de crescimento. O ovo de chocolate com whey protein é indicado para os praticantes de atividade física que não querem sair da dieta nesta Páscoa ou pessoas que precisam de uma boa ajuda na recuperação de massa muscular.

- Açaí: excelente tônico natural, melhora a disposição e a resistência. Na dieta pode deixar a pessoa mais fortalecida, revigorada e saciada, que proporcionará uma queima maior de calorias. Também ajuda no ganho de massa magra e na eliminação de resíduos pelo corpo. O ovo de chocolate com açaí é indicado para quem quer energia de um modo mais gostoso.

- Orgânico: livre de agrotóxicos e agentes químicos, o alimento orgânico possui seus nutrientes preservados pela natureza e são ricos em minerais. Estudos relatam que eles são nutricionalmente superiores aos demais. Portando, o ovo de chocolate orgânico é para aqueles que preservam a natureza e querem aproveitar as delícias dessa época de Páscoa.

- Diet: a versão diet é sem açúcar, portanto é indicado para quem necessita diminuir seu consumo, ou seja, pessoas com a glicemia alterada, seja por diabetes ou por resistência a insulina. No entanto, deve-se tomar um cuidado extra, pois essa versão costuma apresentar mais gordura do que os chocolates convencionais, tornando-se mais calóricos. Exatamente por isso, não é indicado para quem faz dieta de emagrecimento.

OLHO NO RÓTULO!

A nutricionista Fernanda Granja ressalta a importância de ler o rótulo nutricional da embalagem dos alimentos, para evitar possíveis complicações de saúde. Veja as dicas!
- Fique atento para o primeiro ingrediente que está descrito no rótulo: aquilo que estiver em primeiro, é o que está em maior quantidade. Exemplo
Ingredientes: açúcar, manteiga de cacau, cacau. Comentário: esse tipo é o pior, pois tem mais açúcar do que qualquer ingrediente. Exemplo
Ingredientes: cacau, manteiga de cacau, açúcar, baunilha. Comentário: sempre escolha o que tiver maior teor de cacau na composição, do que todos os outros ingredientes.
- Verifique nos ingredientes se contém sal na preparação ou muito sódio no rótulo nutricional. O valor ideal deve estar abaixo de 120 miligramas de sódio por 100 gramas de alimento.
- Certifique-se se existe algum ingrediente que você seja alérgico.
- Cheque a quantidade de gordura da porção descrita. O ideal é não ultrapassar 20%.


BONS MOTIVOS PARA DEGUSTAR


-O chocolate é rico em vitaminas do complexo B e, por isso, é ótimo para energia e disposição. Além disso, é fonte de proteínas.

- Possui minerais como ferro, magnésio, potássio e fósforo. Pode reduzir hipertensão arterial e produzir relaxamento muscular, diminuindo dores musculares e cefaleias.

- As catequinas, substâncias antioxidantes, auxilia na redução de doenças cardiovasculares, hipertensão arterial e células tumorais.

- Ótimo para atletas, pois promove um efeito estimulante do sistema muscular pela presença da teobromina.

- Indicado para estudantes ou idosos que precisam de uma concentração extra, pois possui cafeína, um estimulante do nervoso central.

- Fonte de um nutriente precursor de serotonina, a feniletilamina, o chocolate é indicado para aqueles que precisam de um estímulo para o bem-estar, principalmente mulheres com TPM, adolescentes na puberdade e mulheres menopausadas.


Para uma páscoa saudável!
beijossss

terça-feira, 19 de abril de 2011

Curso de Nutrição Natural e Funcional - Teórico e Prático



Muita gente me pergunta quando vou dar palestras ou algum curso. Agora tenho resposta!!! rs Vou ministrar um curso rápido sobre nutrição funcional para quem quer conhecer um pouco sobre esse assunto.
O curso será em dois sábados, no dia 21 de maio e no dia 4 de junho, das 9:00h às 17:00h no Instituto Aline Pastori.  As inscrições podem ser feitas pelo telefone ou pelo e-mail.
Quem pode ir???


segunda-feira, 18 de abril de 2011

Café da Manhã Ideal - Manhã Gazeta

Fui mais uma vez participar do programa Manhã Gazeta e o assunto de hoje foi Café da Manhã Ideal.


Agradecimentos Mundo Verde Moema


O desjejum é muito importante! Já dei algumas dicas  aqui no blog sobre isso, mas nunca é demais falar novamente.

O desjejum é a primeira refeição do dia e uma das mais inmportantes. Se você começa o dia com um desjejum inadequado, com certeza no final do dia você se sentirá exausto.
É ele que vai fornecer energia para melhor disposição e produtividade ao longo do dia., repondo os estoques de glicose no sangue, fazendo a pessoa pensar melhor.

Sem o café da manhã, seu cérebro e seus músculos não terão a energia que precisam para sustentar os níveis de atividade para o início do dia, gastando de outras fontes, gerando cansaço e irritabilidade.

O rodízio de alimentos ou seja, a variedade na mesa é o ítem mais importante a ser seguido. Quando ingerimos todos os dias a mesma coisa, nosso corpo padece de falta de nutrientes. Para um organismo saudável e que funciona bem, é necessário que todas as vitaminas e todos os minerais estejam em harmonia. Se faltar um único nutriente, pode desregular todo o metabolismo celular e energétco, fazendo a pessoa ter mais cansaço, menos disposição e ganho de peso.

Esquema básico para um Café da Manhã:
1 porção de fruta
1 a 2 porções de carboidrato integral
1 porção de proteína

Ex: 1 fruta ou copo de suco
1 xícara de leite ou 1 fatia de queijo branco ou tofu
1 ou 2 fatias de pão integral ou 1 pão francês com manteiga

Frutas: ao natural, batida com leite ou suco, misturada com cereais, em forma de salada etc.
Leite: ao natural, com café, chocolate, cereais, substituído por iogurte ou queijo, tofu ou frios.
Pão: qualquer tipo, substituído por torradas, bolo, biscoitos ou bolachas ou cereais, como quinua, aveia, etc
Manteiga: ou margarina, geléia, requeijão ou mel ou melado

Exemplo de Cardápio Ideal:
1 copo de suco de fruta (suco verde) com fibra (farinha de maracujá)
Torradas com manateiga
1 fatia de queijo branco

Ou
1 copo de suco de uva com fibra (farinha de banana verde)
2 fatias de pão integral
1 fatia de queijo de soja (tofu)

Já dei essa receita aqui no blog e já falei de outros sucos também, que seriam ideal para um café da manhã. De qualquer maneira, aqui vai a receitinha de novo:

Receita Suco Verde:
• Suco de 1 laranja ou qualquer fruta (maçã, pêra, abaxaxi, melancia, etc)
• 2 cubinhos de couve*
• 1 colher de sopa de linhaça germinada**

Mode de preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador e beba em seguida.

1. *Cubinhos de couve: Bata tudo no liquidificador com 1 litro de água e coloque nos cubinhos de gelo para gelar. Usar de 1 a 2 cubinhos em cada suco:
• 2 xíc de couve picada
• 1 xíc de agrião picado
• ½ xic de salsinha
• ½ xic de hortelã

2. **Linhaça germinada
Receita: coloque 1 colher de sopa de semente de linhaça em ½ copo de água. Deixe de molho de 4 a 8 horas dentro da geladeira. Depois de virar um gel, bata todo o conteúdo no suco de fruta. Leia o porquê da linhaça ser germinada aqui.


Aproveite as dicas e faça um café da manhã melhor para sua família e para seus filhos! Se você for solteiro, não coma qualquer coisa, qualquer bobagem só porque você tem pressa ou porque as coisas estragam na geladeira. Faça do seu corpo o melhor investimento!

beijosss a todos!


Making Off
Dra Fernanda Granja veste Lofty Style
 http://www.blogdaloftystyle.com.br/




Contagem Regressiva

Estou indo para o programa Manhã Gazeta, falar sobre café da manhã ideal.
O programa começa às 9:00h e vou entrar ao vivo!
Depois vou postar tudo o que conversarmos, mas se tiver alguma dúvida, pode perguntar!
Até lá!




beijosss

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Gluten Free São Paulo

Pessoal, vai ter um evento super legal aqui em São Paulo! É o Gluten Free, segunda edição. Vários pacientes meus participaram e gostaram muito, principalmente das oficinas culinárias! E falando nisso, nesse ano terão várias oficinas espalhadas pela cidade, uma delas, pertinho da loja de Moema, no restaurante Cachoeira tropical. E para quem quer facilidade e mora na região sul, a loja Mundo Verde Moema já está vendendo os ingressos do evento.
Para mais informações sobre o evento acesse aqui.






Save the date! Compromisso agendando!!
Quem vai???

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Na TV

Na próxima segunda-feira, dia 18 de abril, a partir das 9:00h, estarei no programa Manhã Gazeta, falando sobre Café da manhã ideal! Acho esse assunto super, mega importante e espero vocês lá para podermos conversar depois!

Já fui no programa falar sobre como deve ser a Alimentação dos Idosos  e sobre as farinhas que nos fazem tão bem.

Não esqueçam, tá?? Próxima segunda-feira, todo mundo coladinho na TV! rsrs
beijosssss

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Alimentação e Atividade Física

Continuando o assunto de alimentação no exercício, que já falei aqui, a minha coluna do mês de abril para o Jornal Vida Integral é sobre a importância da alimentação na Atividade Física. O jornal hospeda minha coluna desde agosto de 2010 e o primeiro texto foi sobre Alimentos Enriquecidos e desse texto o portal IG me entrevistou sobre esse assunto e você confere nesse link.

Sobre Alimentação e Atividade Física, confira o texto na íntegra:

Não importa a sua idade nem o seu preparo físico, a alimentação correta é essencial na atividade física, pois assim você consegue alcançar o objetivo, seja qual for. Saiba a importância da uma alimentação antes e depois do exercício:

Alimentação é importante para:

·         Manter e repor o combustível necessário para a atividade física;
·         Fornecer matéria prima para construção de células e músculos;
·         Proporcionar o bom funcionamento de todos os sistemas de nosso organismo;
·         Hidratar!!!

Nutrientes necessários na Atividade Física: Carboidratos, Proteínas, Lipídeos, vitaminas e minerais.


CARBOIDRATOS (CHO)

Sua função é de fornecer energia, repondo o que foi gasto durante o exercício. O glicogênio do músculo e a glicose sangüínea derivada do fígado são CHO prontamente disponíveis como fonte primária de combustível durante o exercício. Porém para o disponibilizarmos precisam estar reservados e para tanto precisamos consumir os alimentos fontes de CHO: pães, massas, cereais, batata, milho, mandioca, mandioquinha, farinhas.

CARBOIDRATOS X EXERCÍCIO
Antes: Lanches ou a refeição com até 1 hora de antecedência contendo pães, arroz, batata ou outra fonte de carboidrato. Evite carboidratos simples imediatamente antes da atividade.
Durante: carboidratos simples = COMBUSTÍVEL FÁCIL Caso a atividade se estenda por mais de 60 minutos consumi-los, como isotônicos, maltodextrina.
Após: para recuperação da energia gasta, que pode ser feito através da ingestão de lanches contendo pão ou a refeição com arroz, batatas ou massa, por exemplo.

PROTEÍNAS

Alimentos fontes de proteína fornecem matéria prima para a construção de células – são os famosos aminoácidos. Estes participam em 5% apenas como fonte de energia para a atividade. Seu consumo é importante por todo o dia, uma vez que não possuímos reservas e a recuperação muscular se completa em, no mínimo 48horas. As fontes mais comuns são: carnes (brancas ou vermelha), ovos, leite e derivados e leguminosas como a soja.

PROTEÍNA X EXERCÍCIO
Antes: Deve estar presente na refeição que anteceder a atividade, porém cuidado com a gordura. Esta tem uma digestão demorada e pode atrapalhar no momento do exercício.
Durante: pouca participação quando o carboidrato é fornecido de forma correta.
Após: RECUPERAÇÃO. O consumo pode ser feito através da refeição pós-atividade, como recheio de lanches (peito de peru, queijo branco, carne louca) ou na refeição como filés grelhados, omeletes, picadinhos, etc.


GORDURA

Sua função é fornecer energia, revestir nossos órgãos protegendo-os contra choques e lesões traumáticas, produzir hormônios, promover a manutenção da temperatura corporal, e transporte de algumas vitaminas importantes como a A, D, K e E. Suas fontes são manteiga, margarina, óleos, maioneses, chantily, banha e está presente em doces, croissant, sorvetes cremosos, etc. CUIDADO!!!

GORDURA X EXERCÍCIO
Evitar o consumo de gordura próximo ao evento esportivo, pois o tempo de digestão será maior se consumidos, o que influencia negativamente numa competição ou treino.



HIDRATAÇÃO   
      
A ingestão insuficiente de líquidos resulta na “desidratação voluntária”, isto é, desidratação que ocorre mesmo quando as bebidas são oferecidas em abundância.

Durante a atividade física: de 15 em 15 minutos: 150 a 200 ml de líquido frio (5 a 10º c).  Água ou isotônicos.
A adição de açúcar e de uma pequena quantidade de sal à bebida estimula a sede e aumenta o seu consumo. As bebidas isotônicas encontradas no comércio apresentam essas características e são consumidas em maior quantidade que água, sucos de frutas diluídos ou bebidas preparada em casa. Mas cuidado! Elas só devem ser consumidas por pessoas que realmente praticam esporte de alta intensidade, do contrário, pode até engordar.

Bom exercício a todos!
beijossss


quinta-feira, 7 de abril de 2011

Circulação e Memória

Circulação e Memória tem tudo a ver! Tanto que para tudo funcionar bem, você precisa de alguns nutrientes chaves! Escrevi sobre circulação na minha coluna no site Minha Vida, então corre lá e dá uma espiada!

Sobre memória, colaborei com a Revista 100% Saúde da Ed Alto Astral e coloco a entrevista aqui na íntegra pra vocês.

1. Quais os principais nutrientes que não devem faltar na alimentação de quem quer preservar a memória?

Dra Fernanda Granja: Colina, ômega 3, Fisetina, Vitaminas do complexo B, e vitaminas antioxidantes como a E, C.

2. Como os alimentos ricos em ômega 3 ajudam na saúde do cérebro?
Dra Fernanda Granja:Segundo uma pesquisa realizada na Universidade Laval, no Canadá, o ômega 3 protege os neurônios contra os radicais livres, notórios destruidores de células. Acredita-se que o cérebro do homem só foi desenvolvido quando ele chegou perto do mar, e isso deu indícios de que os peixes eram os responsáveis por tamanha evolução. Estudos mostram que uma parte do cérebro é composto de cadeias pollinsaturadas de omega 3, como as que são encontradas no peixe. Portanto, o peixe é útil nesse processo de ótimo desenvolvimento cerebral, olhos e sistema nervoso em geral.

O cérebro é formado por células, que por sua vez são formadas por nutrientes, assim como todo o nosso organismo. Portanto, sua estrutura e função dependem dos nutrientes. Se a alimentação for inadequada, todo o corpo sofre, inclusive o cérebro. A alimentação ocidental é a alimentação da geração microondas, onde se quer tudo fácil e tendo o mínimo esforço. Esse tipo de comportamento, tem levado as pessoas a consumirem alimentos extremamente industrializados, que por sua vez são alimentos pró-inflamatórios e pró-oxidantes, e que geram vários desequilíbrios no organismo. O cérebro é bem mais suscetível a esses desequilíbrios, perdendo sua real efetividade.


3. Existem alimentos capazes de prejudicar a memória ou outras funções cerebrais? Quais e por quê?
Dra Fernanda Granja: Alguns alimentos são capazes de prejudicar a memória, favorecendo o esquecimento, pode-se citar o consumo excessivo de alimentos de alto índice glicêmico, que elevam a glicemia rapidamente e juntamente a insulina, essa elevada produção de insulina desencadeiam reações químicas que agridem as células cerebrais; o consumo abusivo de álcool, pois pode levar a morte de neurônios e prejudicar a formação de novas células neuronais; Dieta pobre em vitamina B6, B12 e ácido fólico, pois aumentam os níveis de homocisteína no sangue, e altas taxas são consideradas um fator de risco para o desenvolvimento de Alzheimer e Parkinson.

4. Dar exemplos de alimentos (3 ou 4) que melhoram a memória e explicar a ação deles.
Dra Fernanda Granja: Carnes, aves, grãos integrais, leguminosas, leite e derivados, são alimentos ricos em vitaminas do complexo B, e ajudam a regular a transmissão entre os neurônios. Na carne vermelha ainda é encontrado o ferro que pode colaborar com a boa memória;

Gema de ovo - Contém colina, participa da formação de novos neurônios, ajuda na reparação de células cerebrais e ainda é precursora do neurotransmissor acetilcolina, neurotransmissor essencial para a memória e o aprendizado.

Peixes, principalmente os de água fria (como a sardinha, o salmão, anchova, atum, arenque e cavala) e linhaça, são boas fontes de ômega 3, que protegem os neurônios contra o “envelhecimento”.

Maça, uma das principais fonte de fisetina, segundo estudos realizados no instituto Salk, nos EUA, este fitoquímico que favorece o amadurecimento das células nervosas e estimula mecanismos cerebrais associados à memória. Na universidade de Massachusets, Lowell, foram encontrados resultados semelhantes. Estudiosos fizeram experiências com o suco de maça, cobaias que ingeriram três copos diários se saíram melhor em testes de memória. Outras fontes de fisetina são: cebola, espinafre, morango, pêssego, kiwi e uva.


5. Existem alimentos que podem ajudar na prevenção ao Mal de Alzheimer?


Dra Fernanda Granja: Segundo uma pesquisa de estudos populacionais realizada pela equipe de Ernst Schaefer da universidade Laval, no Canadá, foi observado um risco 47% menor de desenvolver Alzheimer em indivíduos com taxas significativas de DHA (ácido docosahexaenóico, ou seja, ácido graxo presente no peixe) por consumirem pelo menos uma porção de peixe por semana.

Pesquisadores da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), no Rio Grande do Sul, pesquisam o soro da memória, é um líquido que contém componentes poderosos e concentrados, como proteínas e lipídios, substâncias que atuam ajudando os neurônios a fazerem suas redes e as comunicações entre eles. O soro do leite é a parte líquida do leite. Você pode fazer em casa essa receita, porém leite de caixinha e em pó não funcionam, pois o processamento industrial destrói os ingredientes que agem no cérebro. O leite recomendado é o leite em saquinho, tipo A ou B.

A receita do soro é a seguinte:
- Para cada litro de leite, misture o suco de um limão inteiro.
- Deixe descansar de quatro a doze horas até coagular.
- Depois, separe a parte sólida da líquida com uma peneira bem fina. O que sobra é o soro da memória.
Pode ficar de três a cinco dias na geladeira e também pode ser congelado.

beijos!!!!!!

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Bronzeado a Jato

O verão já acabou, mas para quem ainda quer aproveitar um pouco a praia (já que moramos num país tropical, abençoado por Deus...), a Revista W Run publicou uma notinha minha sobre bronzeado!
A dica é fazer um suco bem legal com os alimentos que ajudam nesse processo e se dar bem. E falando em sucos, colaborei também com o site da revista falando sobre a importância dos sucos de frutas na nossa alimentação e no treino.

Aqui vai uma palhinha:

Depois do treino

“No pós-treino, combine os carboidratos das frutas, para repor rapidamente o estoque de energia gasta, mais uma fonte protéica, que age na recuperação dos músculos, como a quinua, amaranto ou castanhas”, informa Fernanda.

Combinação ideal

Fernanda recomenda: “A grande quantidade de cálcio do leite e da couve pode inibir a absorção de outros nutrientes...."

Detox
Fernanda alerta sobre o consumo de sucos verdes. “Além de serem desintoxicantes, ajudam o fígado a eliminar os corantes e conservantes que trazem tanto prejuízo ao organismo, como dores de cabeça e inchaços”. Ela ainda sugere alguns exemplos. “Couve, salsinha e hortelã são alguns desses alimentos”.

Para adoçar, o conselho de Fernanda é optar pelo consumo do melado....

Ficou curioso? Corre lá no link!
Agora, voltando ao assunto do bronzeado...



Para um bronzeado bonito sem manchas e bem dourado, alguns alimentos não podem faltar no cardápio, pelo menos 15 dias antes da exposição ao sol. E vale a ressalva que devem ser consumidos diariamente antes e durante a exposição solar:


• Carotenóides – eles estimulam a produção de melatonina, que favorece o bronzeado e manutenção da cor: vegetais folhosos verde-escuros, nos vegetais e frutas amarelo-alaranjados (as cores mais escuras estão associadas a níveis mais altos de carotenóide) - cenoura, espinafre, abóbora, damasco, batata doce, mamão.

• Vitamina C e E – retardam o envelhecimento da pele por ser poderosos antioxidantes: laranja, limão, acerola, kiwi, abacaxi (vitamina C); amêndoas, nozes, óleo de amendoim, abacate (vitamina E).

• Vitamina A – mantêm a cor: produtos de origem animal, leite e derivados e ovos

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Vídeo Você Bonita - Vegetarianismo

Pessoal, tive um problema bem sério de saúde na minha família e não pude comparecer aos programas que tinha prometido ir! Mas fiquem tranquilos que já fui convidada para remarcar as pautas e assim que tiver as datas, publico aqui!

Obrigada a todos os amigos e irmãos que oraram pela minha família e acho que isso fez toda a diferença! Já está tudo bem e nada grave aconteceu!

Voltando ao assunto do blog...

Já falei aqui sobre o carboidrato no jantar. Para quem faz exerícios, não tem problema nenhum em consumir uma boa refeição de carboidrato nesse horário. Como disse, isso é um privilégio para poucos! No entanto, os doidos que querem emagrecer a todo custo, geralmente excluem o carbidrato da dieta. Isso é é errado e pode prejudicar todo o seu metabolismo. Uma pesquisa demostrou que não é necessário fazer esse absurdo na dieta, e o Portal IG publicou. Lá na matéria falei sobre isso e citei também sobre a batata yacón, que já foi falada aqui no blog.

Outro carboidrato bom também é o amaranto. Muitos leitores do blog têm comentado comigo que as vezes se sente mal com o uso desse cereal, e apesar de ele ser excelente para a saúde, ele é um alimento muito novo, então temos que ficar atentos! O Portal Ig, antenado como sempre,  me pediu para falar sobre esse super alimento e o classificou como a Picanha dos Vegetarianos. Se quiser saber mais sobre o amaranto, clique aqui também.

E falando em vegetarianos, lembram que fui no Programa Você Bonita da Gazeta, onde conversamos sobre isso? Pois é! Quem perdeu pode agora ver o vídeo!





beijosss