terça-feira, 28 de junho de 2011

Lugares para comer bem - Goiânia

Nesse mês de junho fui visitar meus pais em Goiânia e me deparei com uma nova cidade, cheia de lugares novos para ir! Gostei de saber de que em Goiânia podemos comer em lugares que inspiram saúde!

A dica é o empório e restaurante Republica da Saúde que fica no setor sul em Goiânia. É um lugar que além de você comer comidinhas saudáveis, você aproveita e faz umas comprinhas! E todo o cardápio é ao estilo mediterrãneo (considerada a melhor dieta do mundo - já escrevi sobre isso aqui) elaborado com produtos orgânicos e frescos (o chef faz as compras 3 vezes por semana de uma fazenda referência em produtos orgânicos).



Vale a pena a visita!
beijossss

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Quentinha e Saudável - Sopas

A minha coluna desse mês no Jornal Vida Integral tá uma delícia!!! Leia na íntegra!

O inverno está chegando e a vontade de comer alimentos calóricos vem junto. Para não prejudicar seu corpo, a dica de ouro é fazer sopas no jantar para não cair com tudo no prato de massa.  Por isso, separei algumas receitas de sopas funcionais para vocês nesse mês.

Saiba a importância de cada uma e desfrute de uma refeição quentinha e saudável.

SOPA DE LEGUMES COM SEMENTE DE LINHAÇA

Ingredientes:
1 batata grande cortada em cubos
300g de abóbora  cortada em cubo
1 cenoura grande cortada em cubos
1 cebola média picada
2 xícaras (chá) de grão de bico cozido
300g de espinafre frescos
3 colheres (sopa) de farinha de linhaça
Azeite de óleo de linhaça
Tempero a gosto

Modo de Preparo:
Descasque e corte em cubos a abóbora, batata, cenoura e a cebola. Cozinhe cada um deles em uma panela com água e sal. Após estarem cozidos, triture a abóbora, a batata, a cenoura e a cebola e junte o azeite de óleo de linhaça. Junte os espinafres e deixe cozinhar por mais alguns minutos. Apague o fogo e deixe repousar por 10 minutos. Acrescente no final da preparação, a farinha de sementes de linhaça.

A semente de linhaça possui efeito protetor para o coração, reforça o sistema imunológico, atua na redução do colesterol total, auxilia no emagrecimento. O óleo de linhaça é rico em ômega 3 que age como antiinflamatório natural, melhorando e prevenindo a obesidade, colesterol alto, diabetes e pressão alta.
 
CALDO VERDE COM BIOMASSA DE BANANA VERDE
Ingredientes:
1 Kg batata cortada em cubos
0,5 Kg de biomassa de banana verde
2 xícaras de quinua em grão
2 dentes de alho picados
1 maço de couve manteiga fatiada
200g de cebola picada
Azeite de oliva
Sal a gosto
Pimenta o reino branca moida a gosto
3 litros de agua

Modo de Preparo:
Refolgue a cebola e o alho no azeite. Acrescente as batatas e deixe refolgar por alguns instantes. Coloque a água e cozinhe ate que as batatas fiquem amaciadas. Separe o liquido do solido e reserve. Bata o conteúdo solido com a biomassa, acrescentando aos poucos o caldo, até formar um liquido espesso. Cozinhe com a quinua em grão, por cerca de 10 minutos. Desligue o fogo e acrescente a couve. Tempere a gosto.

Receita da Biomassa você encontra aqui.

A banana verde auxilia no bom funcionamento do trânsito intestinal, evitando episódios de diarréia ou constipação, além de evitar o desenvolvimento de câncer de intestino. A banana verde pode também ter uma importante função na prevenção do desenvolvimento de doenças do coração e regula a glicemia no sangue.
 
SOPA DE CENOURA E GENGIBRE
Ingredientes:
1 Kg de cenoura cortada em cubos
100g de manteiga sem sal
2 litros de caldo de galinha diluído na agua
80g de gengibre ralado
Curry em pó
200g de cebola picada
3 dentes de alho picados
Sal a gosto
100mL Vinho branco seco
100mL se suco de limão
Pimenta do reino branca a gosto

Modo de Preparo:
Derreta a manteiga em uma panela e refolgue levemente a cebola e o alho. Adicione o caldo de galinha, o vinho e a cenoura. Cozinhe em fervura baixa ate amaciar a cenoura, por aproximadamente 45 minutos. Separe o liquido do solido, e reserve. Com o conteúdo solido, processe ate virar um purê, e adicione o liquido aos poucos, ate atingir textura de mingau. Tempere com o limão, curry e temperos. Esprema o gengibre em um pano fino, e tempere a sopa somente com o caldo do gengibre.

 O gengibre acelerando o metabolismo e atua queimando mais calorias. O vinho é rico em antioxidantes que prenivem doenças do coração e ajuda na saúde da pele.

Só benefícios!!!
beijossssss

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Produto na Berlinda - Granola 7 grãos Quaker


Muita gente me manda e-mails e me pergunta no blog sobre vários produtos. Então, resolvi ajudar vocês a encontrar os melhores (e talvez os piores) no mercado de alimentos.

Vamos abrir essa seção com a Granola 7 grão da Quaker. A Revista Pense leve me pediu para analisar o produto e vamos ao que interessa!










Ingredientes: flocos de aveia integral, açúcar invertido, açúcar, flocos finos de aveia integral, açúcar mascavo, uvas passas, crispies de arroz (farinha de arroz, farinha de milho enriquecida com ferro e ácido fólico, açúcar, maltodextrina, malte e sal), gordura vegetal de palma, inulina, extrato de malte, flocos de milho enriquecidos com ferro e ácido fólico, iogurte em pó, cevada em flocos, gérmen de trigo, semente de linhaça, sal, quinua em flocos, amaranto em flocos, aromatizantes e emulsificante lecitina de soja. CONTÉM GLÚTEN.


Na Berlinda

Essa granola gente, é um produto realmente integral, pois encontramos a aveia em qrande quantidade, seja em flocos grandes ou finos. Isso nos dá grande quantidade de fibras solúveis, que promovem retardo na absorção de glicose; redução no esvaziamento gástrico (dando maior saciedade); diminuição dos níveis de colesterol e trigilicérides sangüíneo pela diminuição da reabsorção da bile. Acredita-se que essas fibras aumentam a excreção de ácidos biliares, fazendo com que o fígado remova colesterol do sangue para a síntese de novos ácidos e sais biliares. Age também na proteção contra o câncer de intestino, obesidade, doenças cardiovasculares e diabetes, pois reduzem a absorção intestinal de gordura e açúcar, já que estão relacionadas a melhor tolerância à glicose e controle do diabetes tipo 2. A aveia ajuda na saúde intestinal, melhorando seu funcionamento e prevenindo problemas como diverticulite e prisão de ventre.


Contribui também para uma flora intestinal saudável e equilibrada, fazendo todo o seu organismo responder bem. Como elas não são digeríveis pelo intestino, elas provocam uma fermentação natural, e aumentam a proliferação das bactérias benéficas no inestino, principalmente no cólon proximal, chamadas de prébióticos. Suas propriedades benéficas são a diminuição da síntese de carcinógenos, diminuição do risco de câncer de cólon e de infecções bacterianas, além de prevenir e tratar diarréias, já que os produtos da fermentação agem suprimindo a atividade de outras bactérias, como Escherichia coli, Streptococcus fecalis e Proteus, além de atuar também no aumento do bolo fecal no intestino delgado e com a diminuição do pH local, pode favorecer o aumento da absorção de minerais, prevenindo osteoporose, inchaço, câimbras e por fim, prevenindo a hipertensão arterial.
Possui inulina, que é uma ótima fibra solúvel, para aumentar a quantidade de fibras e benefícios da dieta
Contém germém de trigo, que é rico em complexo B, melhorando a energia celular do organismo, promovendo maior disposição.
Contém linhaça que além de fibras, fornece um pouco de omega 3, que ajuda na circulação, diminuição de pressão arterial, melhora do quadro de diabetes e colesterol
A quinua e o amaranto nos dão uma boa dose de proteínas saudáveis, além de vários nutrientes que modulam a imunidade, como o zinco por exemplo.
Contém pouco sódio e pouca gordura.
Infelizmente, ecnontramos alguns contras, pois contém grande quantidade de açúcar refinado, que é o pior tipo de açúcar, ou seja, o que possui menos nutrientes e nenhuma vantagem ao organismo .
Contém lecitina de soja, que pode provocar gases e estufamento intestinal.
Possui óleo de palma, que pode ser tornar gordura do pior tipo dentro do organismo. Ainda não foi considerada pela anvisa, como gordura trans, mas estudos mostram que esse tipo de gordura pode se tornar gordura trans também.
Possui maltodextrina, que promove alta absorção de glicose pelo sangue.
Esse produto tem seus prós e contras, mas de maneira geral, é uma boa opção para substituir o pãozinho francês de manhã! Como tem bem mais vantegens do que desvantagens, acho que vale a pena investir!
Vocês já experimentaram???

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Suplementos Nutricionais - Cápsulas #2

Continuando o post sobre cápsulas da Revista Viva Saúde...


1.      Magnésio
  • Participa de várias reações enzimáticas, anabólicas e catabólicas do organismo
  • Participa do metabolismo energético
  • Previne cefaléias, câmibas e dores musculares
  • Ajuda na ótima absorção do cálcio, mantendo a saúde dos ossos e dentes
  • Previne irritabilidade e estresse
Sua defeiciência manifesta-se clinicamente por formigamento, tremor, espasmo muscular, mudanças de personalidade, hipocalemia associada à hipocalcemia, anorexia, náuseas e vômitos. Nos casos mais graves, a dificência de magnésio pode afetar os tecidos cardiovasculares, renais e neuromuscular. Pode promover também oxidação lipídica, aumentando o mal colesterol.
Quem tem muita! cólica ou muita dor de cabeça, pode ter deficiência de magnésio! Fique atento!

2.      Cromo
  • Importante no metabolismo de carboidratos, conhecido como fator de intolerância a glicose
  • É um auxiliar na função da insulina. Sabendo-se que a insulina é um dos principais hormônio anabólicos, este mineral tem sido usado por atletas que desejam aumentar a massa muscular
  • E por auxiliar a função da insulina, sabe-se que o cromo acelera a perda de peso em indivíduos obesos, pois participa do metabolismo engergético
Sua deficiência pode fazer a pessoa engordar. Quem tem resistência a insulina, síndrome dos ovários policísticos, ou diabetes, deve se preocupara com o cromo! Ele não pode faltar!

3.      Coenzima Q10
  • Poderoso antioxidante nas células e mitocôndrias
  • Tem a função de transporte de elétrons e participa da produção de energia celular
  • Sua síntese diminui conforme a idade, principalmente após os 30 anos
  • Cardioprotetor por diminuir a peroxidação lipídica. O grau da deficiência dessa coenzima estaria relacionado ao nível de gravidade da insuficiência cardíaca.
  • Usado para prevenir ou tratar desordens neurodegenerativas como doença de Parkinson

4.      Beta Caroteno e Licopeno
  • Previne envelhecimento precoce
  • Forte antioxidante, prevenindo danos causados pelos radicais livres
  • Previne cancer de mama, útero e próstata.
  • Mantém saúde da pele
  • Beta Caroteno mantém a cor da pele sem manchas no verão e mantém o bronzeado no inverno
      5.     Omega 3
  • Segundo uma pesquisa realizada na Universidade Laval, no Canadá, o ômega 3 protege os neurônios contra os radicais livres, notórios destruidores de células. Acredita-se que o cérebro do homem só foi desenvolvido quando ele chegou perto do mar, e isso deu indícios de que os peixes eram os responsáveis por tamanha evolução. Estudos mostram que uma parte do cérebro é composto de cadeias pollinsaturadas de omega 3, como as que são encontradas no peixe. Portanto, o peixe é útil nesse processo de ótimo desenvolvimento cerebral, olhos e sistema nervoso em geral.
  • O omega 3 é responsável por controle de diabetes, colesterol e hipertensão. Podemos dizer de uma forma bem simples, que o ômega 3 torna o sangue mais fluido e por isso ajuda no controle da pressão. E por ser um nutriente antiinflamatório, ajudando a insulina funcionar melhor. Além disso, esse ácido graxo essencial, é uma gordura boa que atua como um protetor do coração, já que é um antioxidante com potente ação contra a formação de placas de ateroma, atuando na redução do colesterol total e triglicérides, além de reforçar o sistema imunológico, reduzir inflamações, retardar a coagulação sanguínea, evitando a trombose.
  • pode diminuir sintomas somo depressão e irritabilidade, pois agem no cérebro. Além disso, esse tipo de ácidos graxo também atua na diminuição da retenção de líquido no corpo.

Gostaram?? Ficou alguma dúvida???
beijosss







    segunda-feira, 13 de junho de 2011

    Suplementos Nutricionias - Cápsulas #1

    Oi pessoas!

    Escrevi para a Revista Viva Saúde um assunto que gosto muito: cápsulas! Eles me perguntaram quais os 10 suplementos mais tomados e eu sugeri alguns. Foi matéria de capa do mês de maio.


    A pergunta "Alimento em cápsula - você deve ou não tomar?" é bem chamativa, né? Cada um tem uma opinião e a minha é a seguinte: você deve tomar sim, mas somente com orientação de quem entende do assunto!

    O alimento fonte é a base de tudo, ou seja, se você não tiver uma dieta cheia de nutrientes (salada, fruta, verdura, arroz integral, proteína de boa qualidade, gorduras do bem), as cápsulas que você tomar, não vai servir de grande coisa. Quer dizer, pode até piorar o seu quadro, por haver descompensação de nutrientes dentro das células. Por isso tem que tomar muito cuidado com polivitamínicos comprados em farmácias... ele não é feito pra você, é?? Então seja criterioso quando for tomar alguma coisa.
    A dieta é 70% e os nutrientes em cápsulas é 30% vamos dizer assim...

    Abaixo a entrevista na íntegra!

    1.      Vitamina C
    • Responsável pela biossíntese do colágeno, hormônios adrenais, carnitina e de neurotransmissores
    • Participa do processo da inativação de radicais livres
    • Combate o envelhecimento da pele
    • É capaz de regenerar a forma antioxidante da vitamina E
    • Aumenta a absorção e utilização do ferro não-heme (ferro presente em carnes)
    • Apresenta efeito cardioprotetor pela inibição de  oxidação lipídica (LDL)
    Nada em excesso é bom. A elevada ingestão de vitamina C pode causar depleção de cobre, que por sua vez, prejudica a formação de colágeno, pode provocar artrite reumatóide, doenças cardíacas e resistência diminuída às infeções. Além disso, pessoas que tomam vitamina C por um longo período de tempo, pode apresentar manchas roxas pela pele!

    2.      Vitamina A
    Na verdade, as pessoas estão com falta de vitm A, então não acredito que elas consumam muito.
    • Sua biodisponiblilidade é acentuada pela presença de vitamina E
    • Desempenha papel essencial na visão, crescimento e desenvolvimento do osso, processo imunológico
    • Age na reprodução hormonal
    • Tem ação antioxidante
    Sua deficiência podem sinalizar perda de apetite, diminuição da salivação, cefaléias, cabelo sem brilho, descamação das unhas, diminuição da fertilidade das mulheres, dores oculares, e pode ser consequencia de deficiência de zinco, atrapalhando a absorção até de Cálcio no osso

    3.      Complexos B
    Não é muito consumido, mas é um complemento maravilhoso! O complexo B deve sempre ter 3 ou mais vitaminas B para se ter um efeito ótimo e nunca tomar 1 vitamina B isoladamente.
    • As vitaminas do complexo B ajudam a manter a saúde dos nervos, pele, olhos, cabelos, fígado e boca
    • Ajudam a manter a tonicidade muscular do aparelho gastrintestinal
    • Atuam no metabolismo energético e devem estar sempre em conjunto. Uma enzima não pode funcionar sem sua coenzima específica.
    • Estudos mostram que podem ajudar no caso de depressão e ansiedade.
    4.      Ferro
    O ferro para ser absorvido precisa de ácido fólico, vitam C , vitam B12. Isolado, como muitos prescrevem tem pouco eficácia. E outro problema: altas ingestões de outros minerais como cálcio, zinco e magnésio podem interferir com a absorção do ferro.
    • A deficiência do ferro pode provocar anemia ferropriva. Os sintomas são fraqueza, palidez, tontura, irritação, cansaço, falta de ar e falta de apetite devido ao comprometimento de transporte de oxigênio aos tecidos
    • A deficiência de ferro pode ainda acarretar alterações deletérias significativas ao sistema imunológico
    • O excesso de ferro pode aumentar a quantidade de radical livre no organismo, acelerando o processo de envelhecimento causando danos ao DNA
    5.      Cálcio
           O cálcio é muito utilizado pelos idosos ou mulheres menopausadas. Isso porque ela é parte constituinte do osso. No entanto, o cálcio de maneira isolada não resolve muito o problema e por isso muita gente não vê resultado. Para o cálcio ser absorvido pelo osso, ele deve estar em sinergia com mais outros 22 nutrientes. Esses nutrientes interagem extensivamente, sendo que dosagens elevadas de uns reduzem a absorção e o aproveitamento dos outros. Estudos mostram que o cálcio deve estar em quantidades ideias para ser absorvido, nem mais nem menos. Um exemplo que posso dar sobre absorção de calcio, é que deve conter na mesma fórmula, o  magnésio, zinco, vitam D, cobre, boro, manganês e vitam B6. Sem esses nutrientes associados, o cálcio não será absorvido e não resolverá o problema. O excesso de cálcio excretado (quando ele é usado de maneira isoalada), podem causar dores nas articulações, problemas de circulação de calcificação das artérias, ou até mesmo pedra nos rins.
    • Mineral mais abundante no organismo
    • Fundamental na construção e manutenção de ossos e dentes
    • Regula ação de vários hormônios, inclusive alguns ligados ao emagrecimento
    • Responsável pela contração muscular
    • Responsável pela ação dos neurotrasmissores
    • Necessário para coagulação sanguínea
    • Há uma correlação funcional entre o cálcio, magnésio, potássio, e sódio necessária à manutenção da normalidade metabólica.

    A segunda parte da entrevista coloco no próximo post! Alguma dúvida??? Vocês tomam algum?
    beijossss

    quarta-feira, 8 de junho de 2011

    Leitinho no Inverno

    Hoje vou dar dicas de produtos para o inverno! Como tá muito frio, a vontade de tomar algo quentinho é incontrolável, né? Existem vários leites no mercado, além do leite de vaca. odos sabem, existem leite de ovelha, leite de cabra, leite de soja. E existe também os leites vegetais, como o de arroz, de quinua, o de aveia, e o de amêndoas. Esses são ótimas opções para quem é intolerante ao leite de vaca (tanto pela lactose, quando pela caseína presentes no leite) e ao leite de soja (muita gente relata estufamento quando toma o leite de soja).

    Aqui vão sugestões para um leitinho quentinho no meio da tarde! Enjoy!





    E por último um capuccino sem lactose delicioso! E é um produto Kosher!




    Quem quiser fazer em casa os leites vegetais, aí vai a receita:

    LEITE DE ARROZ CASEIRO
    Ingredientes:
    1 xícara de arroz integral ou branco
    2 litros de água

    Modo de preparo:
    Cozinhar o arroz integral puro somente com bastante água. Quando estiver bem cozido, bater no liquidificador e passar por uma peneira. O leite obtido será usado para o suco.

    LEITE DE AMÊNDOAS
    Ingredientes:
    12 a 20 amêndoas hidratadas por 6 a 8hs sem pele (descascar após o remolho)
    1 copo de água mineral
    Modo de preparo:
    Bater no liquidificador.

    Leite de gergelim é o mesmo preparo.

    LEITE DE AVEIA
    Ingredientes :
    2 colheres de sopa rasa de aveia em flocos
    200ml de água
    Modo de preparo:
    Deixar a aveia em flocos no mínimo 6 horas (durante a noite). Bater no liquidificador e coar com um pano. Se necessário, pode juntar um pouco mais de água. Acrescentar melado, malte ou stévia. Poderá ser levado ao fogo e cozinhado por alguns minutos. Fica um caldo encorpado.

    Alguém já provou um desses leites?


    segunda-feira, 6 de junho de 2011

    De Bom Humor

    Quem não sofre de TPM que atire a primeira pedra! Ou qualquer coisa que estiver na frente!! rsrsrs Tenho uma amiga, muito querida, que diz que quando ela está de TPM, a vontade dela é de "esfolar a cara de um na parede até sair carne viva" hahahahahhahha Trágico!!!!!!!!!!


    Como estamos no mês mais romântico do ano, onde todo lugar que você olha, só dá corações e rosas, precisamos nos preparar! Nada de TPM, nada de mulher ranzinza estragando o momento.

    Preparei uma lista com alimentos que estimulam a produção de serotonina, que elevam a sensação de bem estar e diminuem a sensação de irritabilidade e agressividade. Já falei um pouco disso aqui no blog em relação ao sono.

    Há mulheres também que não só no período de TPM, mas todos os dias, no final da tarde, tem loucura por chocolate ou por alguma coisa doce (carboidratos. Isso também é queda de serotonina!

    Então coloque já esses alimentos na sua rotina!

    A quantidade de serotonina no cérebro depende da ingestão de alimentos fontes de triptofano e carboidratos.
    O Triptofano é um aminoácido encontrado em alimentos ricos em proteínas e sua importância deve-se ao fato de ser o precursor direto da serotonina.

    Alimentos fonte de triptofano:
    • Leite e derivados
    • Produtos a base de soja
    • Aveia
    • Peixes e Frutos do Mar
    • Aves 
    • Carnes magras
    • Vísceras
    • Alimentos integrais (Grãos, biscoitos e massas)
    • Feijões
    • Frutas secas (ameixa, damasco, tâmara, castanhas, avelã e nozes)
    • Frutas como banana, pinha e abacate
    • Ovos
    • Sementes de gergelim e girassol
    • óleo de prímula - cápsulas
    Os carboidratos deixam o caminho livre para a entrada de maior quantidade de triptofano no cérebro, onde ele será transformado em serotonina.

    Alimentos fonte de carboidratos: pães, tortas, bolachas, bolos, frutas como maça, banana, melancia, feijão, ervilha, lentilha, batata, mandioquinha e etc.

    Veja a seguir alguns alimentos que também podem contribuir para melhora do humor e dos estados depressivos, porque estimulam a produção de neurotransmissores responsáveis pelo prazer, bem-estar e euforia:

     Fontes de ácido fólico (contribui para liberação da serotonina): vísceras, carnes, verduras com folhas verde-escuras (espinafre, couve, brócolis, aspargo), leguminosas (feijão, ervilhas e lentilha), laranja e gema de ovo.

    Fontes de selênio (beneficia as funções cerebrais): castanhas-do-pará, frutos do mar, aves e carnes vermelhas, grãos de aveia e arroz integral, cogumelo, avelã e amêndoa.

    Fontes de vitamina B6 (está diretamente ligada a conversão do triptofano em serotonina): vísceras, carne de aves, atum, leite, leguminosas, germe de trigo, cereais integrais, legumes, banana e aveia.

    Fontes de ácido docosahexaenóico (DHA) (atua como estabilizador de humor e tem efeitos benéficos em várias doenças neuropsiquiátricas, como a depressão): salmão, sardinha, truta e tilápia.

    Na prática

    Resumindo, de manhã, coma no café da manhã cereais como aveia e gérmen de trigo, no almoço coma arroz integal acompanhado de folhas verdes escuras e atum, no final da tarde, coma 1 banana salpicada com amêndoas e mel e no jantar, uma sopa de grão de bico.


    Para ficar de bom humor!
    beijossss